Conheça o WTM Finance! Solicite Fechamento de Câmbio de sua Empresa via WhatsApp

Dólar engata alta contra real em véspera de feriado de formação da Ptax; política segue no radar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar passava a subir acentuadamente contra o real depois de operar em queda nos primeiros negócios desta quinta-feira, em dia de maior volatilidade com a formação da Ptax de fim de mês às vésperas de feriado.

Às 10:38, o dólar avançava 1,49%, a 5,4352 reais na venda, e chegou a tocar 5,4393 reais na máxima do dia.

Mais cedo, nos primeiros minutos após a abertura, a cotação havia tocado 5,3320 reais.

Na B3, o dólar futuro tinha alta de 1,93%, a 5,4465 reais.

“Hoje é um dia ativo, de briga da Ptax”, disse à Reuters Jefferson Laatus, sócio fundador do grupo Laatus, sobre os movimentos desta quinta-feira. A Ptax de fim de mês serve de referência para a liquidação de contratos futuros e outros derivativos.

A “briga” entre comprados e vendidos em dólar por uma taxa mais conveniente a suas operações costuma adicionar volatilidade aos negócios.

Além disso, “é véspera de feriado, e ninguém vai querer ficar muito posicionado”, acrescentou Laatus, citando também ajustes após quedas fortes da moeda norte-americana.

Na véspera, o dólar spot caiu 2,94%, a 5,3552 reais na venda, maior perda diária desde 8 de junho de 2018.

Ao mesmo tempo, completou Laatus, “as declarações de Bolsonaro desta manhã também surtiram efeito na economia como um todo”.

Em mais um desdobramento tenso na política brasileira, o presidente Jair Bolsonaro classificou nesta quinta-feira como “política” a decisão liminar concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu a nomeação de Alexandre Ramagem para a direção-geral da Polícia Federal, e disse que a medida quase causou uma crise institucional.

O presidente também rebateu o argumento de que a indicação violava o princípio da impessoalidade ao dizer que Moraes só chegou à corte graças à amizade com o ex-presidente Michel Temer, que o indicou ao STF.

Recentemente, o clima político amargo — com a saída de Sergio Moro do cargo de ministro da Justiça, embates do Executivo contra Legislativo e Judiciário e falas crescentes sobre um possível impeachment de Bolsonaro — vêm prejudicando o desempenho da moeda brasileira. Esse cenário, combinado a um contexto de juros baixos, já deixa o dólar em alta de 34% contra o real no ano de 2020.

Nesta quinta-feira, nos mercados internacionais, o dólar mostrava força contra divisas arriscadas pares do real, como dólar australianopeso mexicanolira turca e rand sul-africano.

O Banco Central ofertará nesta quinta-feira até 10 mil contratos de swap cambial tradicional para rolagem do vencimento setembro de 2020 e janeiro de 2021.

Fonte: Investing.com

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

Fale com um Consultor

Quer ter acesso a materiais gratuitos?

Cadastre-se em nossa Newsletter:

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Informe os dados abaixo para receber um diagnóstico sem compromisso direto em seu WhatsApp!

Ligamos pra você!

Informe seus dados de contato para receber a ligação de um dos nossos consultores nos próximos minutos.

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.