Conheça o WTM Finance! Solicite Fechamento de Câmbio de sua Empresa via WhatsApp

Dólar recua contra real após tensão política levar cotação a máxima histórica na véspera

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar devolveu as perdas iniciais e passou a subir contra o real nesta quarta-feira, chegando a renovar máxima histórica perto de 5,93 reais após discurso desanimador do chairman do Federal Reserve, mas o real tinha desempenho ainda pior que seus pares diante dos recorrentes ruídos políticos domésticos.

Depois de ter caído 0,80% na mínima do pregão –atingida às 9h58, pouco antes da publicação do discurso do chairman do Fed–, às 11:58, o dólar avançava 0,92%, a 5,9195 reais na venda. Na máxima da sessão, o dólar bateu o pico recorde intradia de 5,9292 reais na venda.

O principal contrato de dólar futuro operava em alta de 0,37%, a 5,9140 reais.

A virada no câmbio aconteceu depois que o chairman do banco central norte-americano, Jerome Powell, disse nesta quarta-feira que os Estados Unidos podem enfrentar um “período prolongado” de crescimento fraco, acrescentando que o Fed não considera o uso de juros negativos como ferramenta de política monetária.

“Tinha uma expectativa do mercado de que Powell poderia sinalizar juros negativos nos EUA depois que o (presidente norte-americano) Donald Trump renovou as pressões acerca do assunto ontem”, disse Luciano Rostagno, estrategista-chefe do banco Mizuho. “A fala de Powell frustrou os investidores e fez com que os mercados virassem.”

“Aqui, o movimento é um pouco mais pronunciado por estarmos num ambiente político bastante turbulento”, completou, citando apreensão sobre a divulgação de vídeo de reunião ministerial que poderia comprometer o presidente Jair Bolsonaro.

Na última sessão, o dólar negociado no mercado interbancário fechou em alta de 0,71%, a 5,8657 reais na venda, nova máxima recorde para fechamento, com o mercado reagindo a notícias sobre o conteúdo do vídeo da reunião, durante a qual Bolsonaro teria dito que, se não pudesse substituir o superintendente da Polícia Federal no Rio, trocaria o diretor-geral da corporação e o próprio ministro da Justiça.

Nesta quarta-feira, Bolsonaro afirmou que pode divulgar parte do vídeo da reunião de 22 de abril, alegando que não falou as palavras “Polícia Federal”, “superintendência” e “investigação” na reunião gravada em vídeo, e sim tratou dos riscos e da necessidade de melhorar a segurança dos filhos no Rio de Janeiro.

Bolsonaro também disse que o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, “se equivocou” ao falar que ele teria citado a PF ao cobrar relatórios de inteligência de diversos órgãos.

A apenas alguns centavos de superar a marca de 6 reais, o dólar já acumula alta de mais de 47% contra o real no ano de 2020, impulsionado por um cenário de juros baixos e incerteza política em meio às consequências econômicas da pandemia de coronavírus.

Na noite da véspera, Bolsonaro comentou que o tema dólar foi discutido “um pouco” em reunião ministerial ocorrida mais cedo na terça-feira, mas que não poderia comentar sobre o assunto porque estaria adiantando algo “privilegiado”, o que “prejudicaria” o mercado, deixando em aberto se o governo está avaliando medidas para o mercado de câmbio.

Em tentativa de frear movimento exagerado no câmbio, o Banco Central anunciou para esta quarta-feira leilão de swap tradicional de até 10 mil contratos com vencimento para agosto e dezembro de 2020, em que vendeu o lote integral.

No exterior, pares emergentes do real, como peso mexicano, lira turca e rand sul-africano, operavam em alta contra a divisa norte-americana.

Fonte: br.investing.com

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

Fale com um Consultor

Quer ter acesso a materiais gratuitos?

Cadastre-se em nossa Newsletter:

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Informe os dados abaixo para receber um diagnóstico sem compromisso direto em seu WhatsApp!

Ligamos pra você!

Informe seus dados de contato para receber a ligação de um dos nossos consultores nos próximos minutos.

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.