Conheça o WTM Finance! Solicite Fechamento de Câmbio de sua Empresa via WhatsApp

Euro cai enquanto BCE pondera mudar em direção a medidas de inflação do Fed

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

Por Yasin Ebrahim

Investing.com – O euro caiu em relação ao dólar enquanto o Banco Central Europeu falava da ideia de adotar uma medida de metas de inflação média ao estilo do Federal Reserve, que provavelmente faria com que as taxas de juros permanecessem mais baixas por mais tempo.

O par EUR/USD caía 0,17%, para US$ 1,172, às 16h38 (horário de Brasília).

Em um sinal de que o BCE pode estar pronto para seguir o exemplo do Fed, a presidente do banco, Christine Lagarde, sugeriu que a instituição está considerando abandonar sua política atual que visa a inflação “abaixo, mas perto de 2%” para permitir que os preços fiquem acima da meta.

“No ambiente atual de inflação mais baixa, as preocupações que enfrentamos são diferentes (do que em 2003) e isso precisa se refletir em nosso objetivo de inflação”, disse Lagarde.

Nos últimos anos, a inflação da zona do euro permaneceu aquém da meta do banco. Um movimento em direção a uma medida de metas de inflação média semelhante ao Fed poderia permitir que a inflação esquentasse para compensar os períodos de pressões de preços defasadas.

“Embora as estratégias de maquiagem possam ter menos sucesso quando as pessoas não são perfeitamente racionais em suas decisões – o que é provavelmente uma boa aproximação da realidade que enfrentamos – a utilidade de tal abordagem pode ser examinada”, acrescentou Lagarde.

O debate sobre se o banco central deve permitir que a inflação ultrapasse a meta ocorre no momento em que analistas sugerem que o banco central está ficando sem ferramentas e mostrou pouco apetite para cortar as taxas abaixo de zero.

“Está longe de ser certo se e em que medida o BCE ainda pode baixar suas taxas de juros. O mercado vem especulando há algumas semanas que as taxas de juros podem cair ainda mais em território negativo. No entanto, é provável que ainda haja dúvidas consideráveis ​​sobre esse passo”, disse o Commerzbank. “Enquanto persistir a incerteza sobre a abordagem futura do BCE, o caminho para o euro também permanecerá turbulento.”

Fonte: br.investing.com

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

Fale com um Consultor

Quer ter acesso a materiais gratuitos?

Cadastre-se em nossa Newsletter:

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Informe os dados abaixo para receber um diagnóstico sem compromisso direto em seu WhatsApp!

Ligamos pra você!

Informe seus dados de contato para receber a ligação de um dos nossos consultores nos próximos minutos.

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.