Conheça o WTM Finance! Solicite Fechamento de Câmbio de sua Empresa via WhatsApp

Lane, do BCE, alerta contra tolerância de inflação baixa à medida que mais estímulos se aproximam

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

© Reuters. (Blank Headline Received)

FRANKFURT (Reuters) – O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE) alertou nesta quinta-feira que a aceitação de “uma fase mais longa de inflação ainda mais baixa” prejudicaria o consumo e o investimento, além de fortalecer expectativas de um baixo crescimento dos preços no futuro.

O BCE está preparando um novo pacote de estímulo para ajudar a amortecer o impacto da pandemia de coronavírus. Também está revendo a maneira como conduz suas operações, depois de não conseguir elevar a inflação a sua meta por quase uma década.

Lane disse que simplesmente deixar o crescimento dos preços ficar abaixo da meta do BCE, de pouco menos de 2%, não é uma opção.

“Tolerar uma fase mais longa de inflação ainda mais baixa… do que o originalmente previsto seria caro e arriscado”, disse Philip Lane a um público acadêmico via web.

“Em primeiro lugar, isso implicaria uma recuperação mais fraca do consumo e do investimento, como resultado de expectativa de taxas de juros reais mais altas. Em segundo lugar, isso contribuiria para uma queda nas expectativas de inflação que poderia se consolidar.”

Isabel Schnabel, também membro do conselho do BCE, disse nesta semana que o banco central deveria considerar levar mais tempo para elevar a inflação para sua meta de 2%, já que sua política ultraflexível é restrita, tem efeitos colaterais e riscos de alienação do público.

Sob sua revisão estratégica, espera-se que o BCE altere sua meta de inflação para 2% em relação a um “médio prazo” não especificado e reafirme seu compromisso com a simetria, o que significa que qualquer descumprimento da meta para baixo deveria ser levado tão a sério quanto para cima.

(Por Francesco Canepa e Balazs Koranyi)

Declaração de Riscos: Fusion Media would like to remind you that the data contained in this website is not necessarily real-time nor accurate. All CFDs (stocks, indexes, futures) and Forex prices are not provided by exchanges but rather by market makers, and so prices may not be accurate and may differ from the actual market price, meaning prices are indicative and not appropriate for trading purposes. Therefore Fusion Media doesn`t bear any responsibility for any trading losses you might incur as a result of using this data.

Fusion Media or anyone involved with Fusion Media will not accept any liability for loss or damage as a result of reliance on the information including data, quotes, charts and buy/sell signals contained within this website. Please be fully informed regarding the risks and costs associated with trading the financial markets, it is one of the riskiest investment forms possible.

Fonte

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

Fale com um Consultor

Quer ter acesso a materiais gratuitos?

Cadastre-se em nossa Newsletter:

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Informe os dados abaixo para receber um diagnóstico sem compromisso direto em seu WhatsApp!

Ligamos pra você!

Informe seus dados de contato para receber a ligação de um dos nossos consultores nos próximos minutos.

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.