MDIC participa de seminário internacional sobre políticas industriais e de inovação

01-10-2015 10:54

O secretário de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (SDP/MDIC), Carlos Gadelha, participou, nesta terça-feira (29/9), do seminário internacional “Novos Parâmetros da Indústria para a Mudança Estrutural”, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No evento, serão dicutidas até esta quarta-feira (30/9) as experiências do Brasil e de outros países da América Latina e do Caribe, em políticas industriais e de inovação. O encontro contou com diversos especialistas e formuladores de políticas nessas áreas. 
 
Ao participar do painel “Desenvolvimento Industrial: Implicações para a América Latina”, Gadelha destacou o enfoque sistêmico, voltado para a produtividade e competitividade, que deve ter a política industrial. Ainda, ressaltou a importância de a sociedade ser o principal objetivo de uma política industrial. “Esse tipo de iniciativa tem que ser um meio e não o fim em si mesma. Somente assim, será possível atender as demandas da sociedade. Por esse motivo, estamos tentando desenvolver uma política antenada, principalmente, com questões sociais ligadas à mobilidade, e a novas matrizes energéticas, alimentos , saúde, entre outros temas”, afirmou o secretário. 
 
Participam também do seminário representantes do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro); da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. 
 
Ao todo são seis painéis com debates sobre financiamento, governança, capacidades institucionais, monitoramento e avaliação, inovação tecnológica e investimento em ideias e capital humano, com o objetivo de identificar a trajetória dessas políticas públicas como mecanismos efetivos de mudança estrutural.
 
Fonte: https://www.mdic.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=2&noticia=14082
Menu