MDIC promove debate e meta é desenvolver uma Política Nacional de Manufatura Avançada

17-03-2016 14:19

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) realizam hoje, em Brasília, o Workshop de Manufatura Avançada. O evento é organizado em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Confederação Nacional das Indústrias (CNI), e Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) e conta com a participação de representantes de órgãos do governo, instituições públicas e do setor privado.

O principal objetivo do workshop é aproximar as opiniões de especialistas e começar a desenvolver uma Politica Nacional de Manufatura Avançada. De acordo com o secretário de Inovação e Novos Negócios do MDIC, Marcos Vinícius de Souza, a manufatura avançada vai transformar a operação da indústria como ela é hoje.

“Queremos, com uma série de eventos pelo Brasil, discutir o tema com o setor produtivo e definir como o país deve se posicionar dentro dessa nova revolução industrial”, afirmou. Até agosto deste ano, o evento ainda vai ser realizado em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia.

O secretário explicou que o tema já está na pauta do governo brasileiro e que os modelos desenvolvidos em outros países, como Estados Unidos e Alemanha, estão sendo analisadas. “A forma como a manufatura avançada é implementada não é algo padrão no mundo, cada país adota uma estratégia diferente, conforme suas necessidades e características. É importante que seja definido o que é a indústria de manufatura avançada para o Brasil”, completou.

Fonte: Comex do Brasil

Menu