MDIC recebe delegação do Departamento de Comércio dos EUA para aprofundar cooperação

28-09-2015 15:24

Brasília – O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) recebeu, de 21 a 25 de setembro, especialistas da International Trade Adminstration, do Departamento de Comércio dos Estados Unidos (DoC). A vinda da delegação faz parte do programa “Troca de Especialistas em Comércio e Indústria”, que ocorre no âmbito do Diálogo Comercial entre Brasil e Estados Unidos (MDIC – DoC).  O objetivo do programa é ampliar a compreensão de ambas as instituições sobre o funcionamento das estruturas governamentais de sua contraparte, de forma a aprofundar a cooperação entre os países nos temas de comércio.

 

Em 2015, a “Troca de Especialistas em Comércio e Indústria” foi organizada pela Secretaria do Desenvolvimento da Produção (SDP) do MDIC e elaborada de forma a possibilitar uma visão detalhada sobre a estrutura de todo o Sistema MDIC. Além disso, foi preparada uma extensa agenda de reuniões entre a delegação americana e todas as secretarias do Ministério, inclusive o Conselho das Zonas de Processamento de Exportações (CZPE). 

 

Segundo o secretário da SDP, Carlos Gadelha, o programa é uma grande oportunidade para aumentar o conhecimento sobre as políticas industriais americanas. “Acredito que podemos estabelecer uma cooperação com os Estados Unidos muito melhor. Além de ser uma forma de planejarmos os próximos passos para as estratégias de desenvolvimento do Ministério”, disse.

 

As reuniões buscam avançar nas propostas já apresentadas no Grupo de Trabalho de Indústria e Investimentos (GT – 5) do MDIC–DoC. O GT – 5, cujos trabalhos são liderados pela Coordenação – Geral de Investimentos da SDP, busca avançar na cooperação nos diversos temas de interesse entre os países, entre os quais: tecnologias em saúde, serviços ambientais, investimento de impacto e química verde. A visita também buscou fomentar novas propostas de cooperação e sinergia entre o MDIC e o Departamento de Comércio.

 

Durante esta semana, os especialistas foram recebidos pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasi), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos (CBEU). 

 

Essa já é a quarta vez que o programa de Troca de Especialistas ocorre. Durante a primeira edição, em agosto de 2013, analistas do Departamento de Comércio americano foram recepcionados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC, a qual organizou uma série de reuniões junto aos principais departamentos  e coordenações para detalhar o trabalho desenvolvido pela Secretaria e demais instituições do Sistema MDIC.

 

Em setembro de 2013, o DoC recebeu quatro analistas do MDIC, dos quadros da Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro e da Secex. Em janeiro de 2015, ocorreu a terceira edição do Programa, com a delegação brasileira sendo composta por quarto analistas da SDP e da Secretaria de Comércio e Serviços (SCS).

 

Fonte: https://www.comexdobrasil.com/mdic-recebe-delegacao-do-departamento-de-comercio-dos-eua-para-aprofundar-cooperacao/

Menu