Conheça o WTM Finance! Solicite Fechamento de Câmbio de sua Empresa via WhatsApp

Monteiro: exportação é o caminho para a retomada do crescimento econômico

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

Monteiro: exportação é o caminho para a retomada do crescimento econômico

25-01-2016 09:25

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, participou na manhã desta sexta-feira do lançamento das ações do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) voltadas para o Agreste de Pernambuco, que irá capacitar 146 micro, pequenas e médias empresas de Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Toritama para exportar. O evento, realizado em Santa Cruz do Capibaribe, contou com a participação de empresários e políticos da região.

 

Para o ministro Armando Monteiro, o país precisa encontrar caminhos para amortecer os impactos da atual retração econômica, e o canal óbvio é a exportação. “Precisamos contratar demanda externa. Temos uma oportunidade rara, com o realinhamento do câmbio, o produto brasileiro está mais barato. Estamos fazendo um esforço mobilizador para engajar toda a comunidade empresarial neste processo. É preciso exportar”, afirmou Monteiro.

 

Em seu discurso, André Fávero, diretor da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), parceira do MDIC no projeto, ressaltou a liderança do ministro no processo de internacionalização das empresas brasileiras e a estratégia da agência para promoção comercial da região do Agreste. “Vamos dar um banho de loja nas empresas e as deixaremos na cara do gol. Vamos convertê-los em exportadores”, disse.

 

Para Oscar Rache, vice-presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), o lançamento do PNCE é um momento histórico. “Esse momento de crise não é motivo para desânimo. Temos que ter esperança. Crise é oportunidade. E estamos diante de uma grande oportunidade. O mercado é enorme para ser conquistado, e temos potencial”.

 

A vice-reitora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Florisbela Campos, também parceira na iniciativa, acredita que “é importante trabalharmos para o desenvolvimento dessa região através das exportações”. Para o senador Douglas Cintra (PTB-PE), presente ao evento, o projeto vai garantir o maior desenvolvimento do polo de confecções da região. De acordo com o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), “o lançamento do PNCE em Santa Cruz demonstra o potencial do polo de confecções da cidade”.

 

O projeto

No âmbito do PNCE, o ministro Armando Monteiro anunciou o início do trabalho de capacitação de 146 micro, pequenas e médias empresas de Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Toritama que, ao final, estarão preparadas para exportar. O trabalho de preparação dessas empresas para o mercado internacional será feito por extensionistas do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), executado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sob a coordenação da Apex-Brasil. O convênio entre o MDIC/Apex-Brasil e a UFPE foi assinado durante a cerimônia e terá vigência de 24 meses.

 

Na região do Agreste o foco principal será em empresas dos setores de têxteis e confecções. Empresas interessadas podem participar do evento desta sexta-feira, quando haverá, no período da tarde, atendimento específico sobre o programa. Nos demais dias, empresas da região do Agreste podem procurar o Núcleo Operacional do PEIEX que funcionará no campus da UFPE, em Caruaru. Ou entrar em contato com a Apex-Brasil pelo e-mail apexbrasil@apexbrasil.com.br ou pelo site www.apexbrasil.com.br

 

Fonte: https://www.mdic.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=5¬icia=14286

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

Fale com um Consultor

Quer ter acesso a materiais gratuitos?

Cadastre-se em nossa Newsletter:

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Informe os dados abaixo para receber um diagnóstico sem compromisso direto em seu WhatsApp!

Ligamos pra você!

Informe seus dados de contato para receber a ligação de um dos nossos consultores nos próximos minutos.

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.