O próprio Presidente comandará a Camex

13-05-2016 11:08

O Presidente em exercício Michel Temer fez mudanças no desenho da futura Esplanada dos Ministérios. Ele próprio deve assumir a presidência da Câmara de Comércio Exterior (Camex), hoje sob o comando do ministro do Desenvolvimento (Mdic) e que reúne ministros de várias pastas. A Camex é responsável por tomar decisões relacionadas a comércio exterior, como ações de defesa comercial de empresas brasileiras.

Outra medida dada como certa nessa área é que o Itamaraty passará a abrigar a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), hoje também comandada pelo MDIC.

Estão ainda indefinidos os cargos de ministro da Defesa, Minas e Energia, Turismo e do Trabalho. Ontem, surgiu a informação de que o deputado Newton Cardoso Jr. seria convidado a assumir a Defesa, notícia desmentida por auxiliares de Temer. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), tem trabalhado para que o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) volte ao Ministério de Minas e Energia. Renan também tem defendido que o deputado Hélder Barbalho (PMDB-PA), filho do senador Jader Barbalho (PMDB-PA) e ministro dos Portos do governo Dilma, seja contemplado na montagem ministerial.

Fonte: Valor Econômico

Menu