País espera oferta de acordo Mercosul-UE este ano, diz MDIC

17-11-2015 10:51

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Externo (MDIC), Armando Monteiro, afirmou nesta segunda-feira, 16, que espera a troca de ofertas para um acordo comercial entre Mercosul e União Europeia ainda este ano.

A declaração foi dada em evento promovido pela Eurocâmaras, que reúne as câmaras de comércio dos países da UE.

Monteiro disse que dentro do Mercosul já foi alcançado um alto nível de entendimento, mas deixou transparecer que o bloco ainda tem divergência com os europeus em alguns pontos, em especial na área agrícola.

“Ainda não conhecemos os termos da oferta agrícola europeia, que é de grande interesse para o Mercosul, mas temos expectativa que tenha maior alcance que a oferta anterior, condição que é essencial para avançar nas negociações”, afirmou.

Ele chegou a cobrar o comissário europeu de Investigação, Inovação e Ciência, Carlos Moedas, que estava presente no evento, que pressione sua colega, a comissária de Comércio, Cecilia Malmström, para que a troca de ofertas possa ser feita ainda este ano.

Segundo ele, essa troca é o ponto de partida efetivo para a etapa final das negociações, que devem ser concluídas em 2016. “Nossa ambição é nos aproximar ao máximo de um acordo de livre comércio, avançar na eliminação de barreiras não tarifárias”, afirmou.

Fonte: https://exame.abril.com.br/economia/noticias/pais-espera-oferta-de-acordo-mercosul-ue-este-ano-diz-mdic

Menu