O Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços (ENASERV 2023) discutiu a inserção do Brasil nesta pauta mundial, apresentando a tendência de fornecer produto como um “Everything as a Service” ou XaaS (Tudo como um Serviço).
Durante o ENASERV 2023, foi ressaltado a enorme oportunidade que o mercado possui em fornecer serviços, software e outros intangíveis, alcançando empresas estrangeiras e assim, se internacionalizando.
Ao todo, foram 9 palestras com temas pertinentes à transformação da Cultura Exportadora de Serviços. Com abordagens bastante realistas e humanizadas, o grande destaque em todos os painéis foi a importância das pessoas nesse processo.
Formar o profissional, promover seu crescimento e garantir um bom ambiente de trabalho foram ressaltados como essenciais na busca da excelência quando se fala em exportação de serviços.
Alguns dos temas tratados no ENASERV 2023
O primeiro painel foi liderado por Ana Paula Repezza, Diretora de Negócios da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), abordando o tema “Exportação de serviços como vetor da reindustrialização brasileira“.

Durante a palestra, foi destacada a iniciativa da ApexBrasil em promover discussões sobre capacitação para exportação de serviços, software e outros intangíveis, uma área que, historicamente, estava focada na exportação de bens.
Intitulado “Comércio exterior de serviços alavancando o crescimento do setor aeronáutico“, este painel teve bastante destaque no ENASERV 2023. Nele, estiveram presentes Ricardo Keiper, Diretor de Supply Chain da GE Celma; Juliana Villano, Gerente de Relações Institucionais da Embraer; e Rodolfo Perez, Diretor Comercial da Safran Helicopter Engines.

Durante a apresentação, foi demonstrado o crescimento significativo da GE Celma, impulsionado pela criação de uma logística de serviços que oferece excelência no mercado internacional. A empresa atribui seu sucesso à forte base tecnológica e sua capacidade de inovar.
Outro painel importante foi sobre o tema: “A participação da pequena empresa no comércio exterior de serviços“. A conversa contou com a participação de Gustavo Reis Melo, Analista de Competitividade do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), e João Freire, CEO da Doxo Tech.

A Doxo Tech, com o apoio e orientação do SEBRAE, adentrou o mercado internacional em conformidade e está experimentando um notável desenvolvimento empresarial. Apesar de ser uma empresa de pequeno porte, a Doxo Tech encontrou seu espaço por meio de uma trajetória de inserção adequada e bem-sucedida.
O tema “O futuro de uma economia baseada em serviços” contou com a participação de três profissionais de destaque no mercado de Serviços, Software e outros intangíveis: Lisandro Vieira, CEO da WTM; Rafael Santiago, CCO da WTM; e Javier Peña Capobianco, Secretário-geral da ALES (Asociación Latinoamericana de Exportadores de Servicios).

Com apresentação participativa, foram discutidas as dificuldades das empresas nas operações de exportação de Serviços e Tecnologia, além das complexidades da conformidade tributária no setor e das questões envolvendo mão de obra brasileira e internacional.
Destacou-se, ainda, a importância da união de todos os segmentos da sociedade para fomentar um ambiente de negócios sustentável e promissor, principalmente no contexto de serviços, software e outros ativos intangíveis, diante da servicificação da economia.
Levando em consideração a importância do crescimento da servicificação para a economia, é bom lembrar que muitas empresas já utilizam serviços de fora, sendo consideradas internacionais. Entretanto, a maioria delas não se dá conta disso. Para saber mais sobre esse tema, acesse o nosso blog Sua empresa é internacional (e talvez você nem saiba disso) – Descubra a importação e exportação de serviços e tecnologia.
Em suma, o ENASERV 2023 foi um encontro que mostrou que uma economia baseada em serviços não é algo do futuro, mas é o que já acontece hoje.
Por isso, todas as esferas (públicas e privadas) incluindo governo, entidades, universidades e empresários, devem trabalhar juntos para impulsionar o desenvolvimento e crescimento do setor.
Se quiser saber mais sobre esse tema ou outros relacionados, acesse aqui e fale com o nosso time!