Saiba como a WTM do Brasil pode ajudar sua empresa a Regularizar os Dados das suas Declarações na DIRF desse ano.

Taxa Siscomex: Entenda o que é e como recuperar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

Entenda o que é e como funciona a Taxa Siscomex, que permite às empresas recuperarem valores pagos a maior.

O que é a Taxa Siscomex?

O Siscomex Importação Web é o sistema responsável por processar o despacho aduaneiro de importação de toda a mercadoria que ingresse no país, importada a título definitivo ou não.

Taxa Siscomex está no registro da Declaração de Importação (DI) ou da DUIMP, conforme especificado na Lei da Receita Federal do Brasil No. 9.716, 26/11/1998. Confira a instrução normativa de 25 de setembro de 2018.

Neste ano de 2021, houve um reajuste do aumento de mais de 500% de 2011, quando foi de R$ 30,00 para R$ 185,00.

Por que aconteceu o reajuste?

O que ocorreu foi uma adequação dos valores cobrados por adição na DI. Por quê?

Porque em 2011, da “noite para o dia”, essa taxa de utilização do Siscomex teve um aumento pela Receita Federal na ordem de 536% de aumento. Foi como se tivesse anoitecido e amanhecido mais caro. Diante disso, as empresas importadoras buscaram a recuperação desses valores. Atualmente, a RFB já reconheceu isso, pois a causa já está bem pacificada no STF, STJ etc. Agora a RFB resolveu “passar uma régua” nesse passado, então a partir do dia 1 de junho de 2021, entrou em vigor essa nova adequação da taxa.

Você pode entender melhor os valores nesse post sobre a adequação da taxa Siscomex e a nova tabela.

Quanto é possível recuperar dos valores pagos?

Depende muito, pois cada DI tem uma quantidade de adições, o mínimo que uma DI tem que ter é uma adição. Partindo disso, há empresas com uma quantidade enorme de adições, que vão multiplicando os valores. Então, quanto maior a quantidade de adição, menor será o valor por quantidade de adição. 

Quais as vantagens de realizar essa análise?

A vantagem é descobrir possíveis valores que a sua empresa tem a recuperar. Essa conta qualquer pessoa pode fazer, entretanto, a WTM trabalha com a base da RFB, que é a base segura de dados, ou seja, nada é digitado ou transcrevido, para não ter erro de digitação, inversão de valores e outros problemas que podem ocorrer. Então, partindo disso, a taxa de erro da WTM é 0. Isso quer dizer que, em todos os processos feitos até então, não houve nenhum erro

O cálculo para a recuperação da sua Taxa Siscomex também pode descobrir outras oportunidades

A WTM trabalha com várias outras finalidades, então verificando essa questão dá para saber todas as operações citadas na tabela abaixo. Tudo aquilo que for necessário com relação à extração da base Siscomex, a WTM do Brasil faz. O cliente só precisa nos informar o formato desejado e a WTM entrega!

Taxa Siscomex
Taxa Siscomex

Como funciona essa análise?

Para as empresas importadoras há duas etapas, a primeira é totalmente gratuita, que chamamos de entrega de relatórios no geral. A segunda etapa é a “tomada de decisão”, que é o momento em que as empresas irão analisar os valores que têm a recuperar e analisar se vale a pena os custos com advogados etc. Muitas vezes, os custos podem ser maiores do que o valor a ser recuperado, então não vale a pena evoluir com o processo. 

Mas se a empresa analisar e julgar fazer sentido recuperar, a WTM envia uma proposta de acordo com a quantidade de DIs, adições e todo o restante do processo. Assim que a empresa der o aceite, inicia a parte de extração de dados, através do Siscomex. A WTM extrai os últimos 5 anos ou o período que o jurídico informa. 

O que a WTM pode entregar ao cliente?

Um relatório final detalhado com a memória de cálculo DI por DI, adição por adição, atualizada pelo INPC ou pelo IPCA (conforme o cliente ou o jurídico queiram ou prefiram trabalhar) corrigido pela SELIC, para que ele possa ir lá e recuperar o valor.

Se você tem interesse em calcular esses valores para solicitar a recuperação, preencha esse formulário WTM e receba agora o valor aproximado que você tem a recuperar através do seu e-mail.

Qualquer dúvida entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudá-lo!

Fale com um Consultor
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

[Curso] Como e por que declarar na DIRF e ECF as transações de serviços com o exterior?

Mais de 90% das empresas omitiram Serviços do Exterior na DIRF 2021 e vão repetir o erro na ECF. Na maioria dos casos essas operações foram omitidas por problemas de comunicação entre quem contrata e quem paga esses serviços, pois a informação e os documentos não chegam com qualidade para a área contábil…
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

Fale com um Consultor

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Quer ter acesso a materiais gratuitos?

Cadastre-se em nossa Newsletter:

Ligamos pra você!

Informe seus dados de contato para receber a ligação de um dos nossos consultores nos próximos minutos.

  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Informe os dados abaixo para receber um diagnóstico sem compromisso direto em seu WhatsApp!