Pode até parecer mais fácil e menos custoso a utilização do cartão de crédito na importação de serviços, mas será que realmente é mais vantajoso?
Todas e quaisquer aquisições de serviços e tecnologia do exterior, estão sujeitas à incidência de impostos e, ao contrário do que muita gente pensa, estes independem da forma de pagamento. Ou seja, se você contratou serviços do exterior com cartão de crédito, estará sujeito ao recolhimento dos tributos incidentes sobre a importação desses serviços.
Os principais tributos que a importação de serviços está sujeita são: IRRF, PIS/Pasep-Importação, COFINS-Importação, CIDE, ISS e IOF.
Entretanto, não se deve esquecer que cada tipo de serviço tem uma regra diferente e se deve verificar quais serão os tributos e alíquotas que se aplicam ao seu caso específico.
O pagamento com o cartão de crédito pode até ser mais simples e rápido do que realizar uma remessa de câmbio ao exterior, por exemplo, mas a maioria das empresas não se dá conta que está realizando uma importação de serviço e deixam de recolher os tributos que incidem sobre a transação de importação, além das declarações como DIRF, ECF e DCTF, gerando assim duas circunstâncias que podem ser autuadas pelo fisco dentro de um prazo que pode chegar até 5 anos. Por isso, no Brasil, o pagamento por meio de cartão de crédito sai bem mais caro, principalmente devido à taxa de IOF que é de 4,38% para 2024.
Mas existem formas de facilitar esse tipo de transação com apoio de empresas como a WTM, que é focada em simplificar e consolidar as importações e exportações de serviços e tecnologias.
A WTM possui filiais em outros países e também um cartão próprio para facilitar e reduzir os custos de pagamentos na importação de serviços e tecnologia. Com a utilização deste cartão, chamado WTM International, já se tem a economia pela ajuda na correta aplicação dos tributos e também em relação ao dólar aplicado no cartão WTM que é menor que a taxa do dólar aplicada pelos bancos/administradoras dos cartões tradicionais utilizados.
Tudo isso somado a um maior controle sobre as operações feitas com ele, pois nosso time acompanha os pagamentos e absorve ainda, todo o processo burocrático das obrigações acessórias, economizando, inclusive, o tempo de trabalho dos colaboradores da área que cuidaria dessa parte na empresa.
Quer saber mais sobre nosso trabalho?
Fonte: Ozai