A convite do Instituto Fenasbac, a WTM esteve presente no United in Sustainability Credit Union Summit, na sede das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Um importante evento que tem como principal intuito reunir histórias inspiradoras de cooperativas de crédito.
No final do ano passado a WTM International participou, com o nosso CEO, Lisandro Vieira e nossa CMO, Chiara Bolzon, de um encontro na ONU, o United in Sustainability Credit Union Summit, onde o Instituto Fenasbac apresentou o Reconhecimento Inovação com Propósito (RECIP).
Este projeto incrível, idealizado pelo próprio Instituto, premia, reconhece e incentiva a inovação, e tem apoio do Banco Central. E, pela grande admiração por tudo que envolve inovação (um dos nossos principais valores), a WTM teve grande orgulho de ser uma das patrocinadoras.
Esse encontro, conhecido também como a 5ª Cúpula, recebeu cooperativas do Brasil, Irlanda e EUA, sendo as brasileiras representadas pelo Instituto Fenasbac.
A entidade contou com uma delegação formada por organizações como o BACEN (Banco Central do Brasil), CONFEBRAS (Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito), VIACREDI Alto Vale e SICOOB SAROM, no painel dedicado ao Reconhecimento Inovação com Propósito (RECIP). Este modelo de reconhecimento será apresentado como referência para cooperativas de todo o mundo.
Através da divulgação das histórias inspiradoras dessas cooperativas de crédito, foi possível envolvê-las na Agenda Sustentável da ONU, algo marcante para o setor.
Um marco na história do cooperativismo de crédito nacional, onde a WTM teve a honra de participar, prestigiando de perto a iniciativa destas organizações em prol do Cooperativismo Brasileiro.
RECIP – O que é?
O Reconhecimento Inovação com Propósito foi criado para comunicar o valor do cooperativismo financeiro à comunidade brasileira, além de aumentar as capacidades de gestão e inovação das cooperativas para expansão do setor, atentando-se aos propósitos do grupo.
Com a crescente importância e visibilidade do ESG e das “Finanças Verdes” nos negócios, o RECIP 2022 passa a contemplar e avaliar questões ambientais, sociais, de governança e de financiamento verde dentro do cooperativismo financeiro.
Todos os participantes deste evento, assim como o Instituto Fenasbac e a WTM acreditam na indústria de cooperativas de crédito como ferramenta de transformação. E sabem que a colaboração é fundamental, pois essas associações de pessoas buscam, através da ajuda mútua, uma melhor administração de seus recursos financeiros, que é essencial para a missão da United Sustainability Network.
O evento ocorreu em um cenário promissor, já que o cooperativismo de crédito segue em uma crescente no Brasil, de acordo com os dados divulgados pelo BACEN do Panorama SNCC (Sistema Nacional de Crédito Cooperativo), com data-base de dezembro de 2021, se destacando em relação aos demais segmentos do Sistema Financeiro Nacional.
Segundo a delegação brasileira, o RECIP foi criado para comunicar o valor do cooperativismo financeiro para a comunidade brasileira, aumentar as capacidades de gestão e inovação, atentando-se aos propósitos do cooperativismo e alinhados aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU.
O Instituto Fenasbac, que assim como a WTM, apoia iniciativas inovadoras, entregou projetos, acreditando que, depois da apresentação desse Case de Sucesso, essa jornada promete se desenvolver ainda mais, trazendo orgulho para quem valoriza o cooperativismo financeiro.
Esperamos ter mais eventos incríveis como esse e, assim, continuar acompanhando de perto a crescente inovação do setor.
Falando em inovação, aproveite e leia o nosso post sobre o que muda para o Comércio Exterior com o Novo Marco Cambial?
Fontes: Ifenasbac