Saiba como a WTM do Brasil pode ajudar sua empresa a Regularizar os Dados das suas Declarações na DIRF desse ano.

Transformando Propósitos em Ações: Cooperativas Financeiras são reconhecidas no RECIP 2º ciclo

Os resultados não financeiros que comunicam o propósito das cooperativas financeiras vem trazendo um ganho imenso a todo o ecossistema financeiro nacional. 

 

No último dia 13 de novembro, o Banco Central do Brasil foi palco do Reconhecimento Inovação com Propósito (RECIP) 2º ciclo. O evento destacou as melhores práticas de cooperativas financeiras em inovação para a concretização de propósitos, levando em conta a sustentabilidade. 

O RECIP é uma iniciativa da Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (FENASBAC), em parceria com o Banco Central do Brasil e a United Nations Credit Union (UNFCU-ONU). A iniciativa vai além do aspecto econômico, mensurando os impactos não financeiros das cooperativas de crédito e impulsionando o desenvolvimento sustentável do setor. 

Diante da grande relevância para o setor do cooperativismo financeiro, o CEO da WTM International, Lisandro Vieira, teve a honra de integrar a Mesa de Diálogo e, juntamente com autoridades do setor, parabenizar as empresas reconhecidas por seus notáveis propósitos na Cerimônia de Reconhecimento.

 

A nova era do cooperativismo financeiro

 

A abertura do evento foi marcada por discursos enfáticos sobre a importância do propósito no cooperativismo financeiro. Paulo Aragão, presidente do Conselho Gestor da FENASBAC, destacou a singularidade do RECIP ao analisar o propósito do cooperativismo financeiro na prática. Essa abordagem, segundo Aragão, não apenas diferencia as cooperativas dos bancos tradicionais, mas também serve como um instrumento fundamental para comunicar o valor do segmento à sociedade.

A participação de Fabíola Nader, gerente geral do Sistema OCB, reforçou o desafio de tornar o propósito mais conhecido e valorizado, destacando o papel do Instituto Fenasbac como uma iniciativa para mostrar à sociedade o compromisso das cooperativas.

O diretor de fiscalização do Banco Central, Ailton Aquino, ressaltou a importância do RECIP como incentivador da inovação, sempre impulsionado por um propósito claro. Essa visão reforça a ideia de que a inovação, quando acompanhada de um propósito sólido, se torna uma ferramenta poderosa para a longevidade dos negócios cooperativos.

 

Propósito, intercooperação e sustentabilidade

 

O evento proporcionou momentos de diálogo entre autoridades do setor cooperativo e representantes dos sistemas participantes, destacando questões cruciais como propósito, intercooperação e sustentabilidade.

No primeiro painel “A importância do propósito para a inovação e sustentabilidade do cooperativismo financeiro”, líderes de cooperativas compartilharam insights valiosos. Celso Figueira, presidente da Sicredi Brasil Central, ressaltou que o propósito cooperativo vai além do interesse financeiro, abraçando o compromisso com a comunidade. Esse diferencial permite às cooperativas entregar administração financeira diferenciada, revertendo resultados em benefícios tangíveis para a comunidade.

O segundo painel, focado em “Por que e como apoiar iniciativas como o RECIP”, destacou a importância de apoiar movimentos alinhados com princípios e valores conectados aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. O engajamento com temas como ESG, intercooperação e propósito não apenas fortalece o segmento, mas também cria conexões significativas, especialmente com o público jovem, que busca instituições orientadas por propósitos claros.

 

RECIP 2º Ciclo: Novas Dimensões, Novos Reconhecimentos

 

O segundo ano do RECIP instituiu inovações notáveis, incorporando avaliações nas dimensões ESG e Finanças Verdes. Essa expansão permitiu considerar não apenas o desempenho financeiro, mas também o impacto social, ambiental e de governança, além do suporte a projetos sustentáveis.

Durante a cerimônia de reconhecimento, 11 cooperativas foram parabenizadas e três delas alcançaram o reconhecimento global. Destacamos aqui, algumas das reconhecidas em diferentes dimensões, como Viacredi, Sicredi Conexão, Sicoob Coopemata, entre outras, evidenciando práticas inovadoras e alinhadas com objetivos sólidos.

 

Transformando Propósitos em Ações: Cooperativas Financeiras são reconhecidas no RECIP 2º ciclo

 

 

Impacto nas comunidades

 

O RECIP não é apenas um evento de reconhecimento; é um catalisador de transformações no cooperativismo financeiro. À medida que a importância do propósito é reconhecida e comunicada, as cooperativas financeiras ganham destaque, diferenciando-se não apenas pelos serviços financeiros, mas pelo impacto significativo que geram em suas comunidades.

A jornada do RECIP 2º Ciclo é um exemplo inspirador de como o propósito pode impulsionar a inovação e a sustentabilidade, criando um ecossistema cooperativo mais forte e resiliente. Este é um chamado para que as empresas de outros setores abracem um propósito claro, contribuindo para um futuro mais sustentável e inclusivo, assim como as cooperativas financeiras estão colocando em prática.

A WTM acredita e apoia a inovação neste setor, impulsionando os negócios com propósito a expandirem suas soluções globalmente. Fale com nosso time de especialistas para saber como podemos ajudar sua empresa.

 

Fonte: Ifenasbac

Gostou? Compartilhe!

[Curso] Como e por que declarar na DIRF e ECF as transações de serviços com o exterior?

Mais de 90% das empresas omitiram Serviços do Exterior na DIRF 2021 e vão repetir o erro na ECF. Na maioria dos casos essas operações foram omitidas por problemas de comunicação entre quem contrata e quem paga esses serviços, pois a informação e os documentos não chegam com qualidade para a área contábil…

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

Cadastre-se em nossa Newsletter:

Newsletter
Quer ter acesso a materiais gratuitos?

Cadastre-se em nossa Newsletter:

Newsletter

Fale conosco!

Informe seus dados e comece a decolagem da sua empresa com a WTM International.
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Soluções International

Fale conosco!

Preencha o formulário e um de nossos consultores de conta entrará em contato com você o mais rápido possível.
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Soluções International