No mês de outubro, o CEO da WTM International, Lisandro Vieira, e a CXO (Diretora de Experiência), Dione Nizzola Pioner, foram convidados a assumir novas posições no Conselho da Associação de Comércio Exterior do Brasil – AEB.
Quem é a AEB e qual a sua importância para o comércio exterior?
A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) é uma entidade privada sem fins lucrativos, parceira da WTM International, e que congrega as empresas exportadoras e importadoras de mercadorias e serviços, assim como as de atividades de apoio ao comércio exterior, há mais de 50 anos.
A AEB faz o trabalho de representar os empresários do comex em foros governamentais e privados mantendo contato com autoridades nacionais e internacionais. O intuito é encaminhar propostas de interesse dos associados para melhorias de leis e outras atividades dentro do comércio exterior brasileiro.
Para manter e aprimorar a qualidade de seus serviços e atuação, a AEB precisa da participação e engajamento das empresas, entidades e empresários que atuam nesse ramo.
As novas posições no Conselho
O CEO da WTM International, Lisandro, foi convidado a ser um dos membros do conselho de administração da AEB. Já a CXO, Dione, assumiu a posição de suplente do Conselho Fiscal.
O Lisandro irá auxiliar, entre outras funções, em:
- fixar a orientação geral da associação;
- solicitar informações sobre contratos celebrados ou em via de celebração;
- convocar a assembleia geral quando julgar conveniente, além de manifestar-se previamente sobre atos ou contratos, quando o estatuto assim o exigir;
- autorizar, se o estatuto não dispuser o contrário, a alienação de bens, a constituição de ônus reais e a prestação de garantias a obrigações de terceiros.
O conselho administrativo deve também propor alterações no estatuto, quando necessárias. Além disso, deve aprovar e submeter à assembleia geral o plano de ação e o orçamento anual da AEB, acompanhando sua execução.
A Dione, como suplente, terá a função principal de garantir a aplicação de boas práticas, direcionadas especialmente para a transparência e controle dos atos internos da entidade.
A AEB pretende utilizar a experiência dos novos membros, principalmente no que diz respeito ao comércio exterior de serviços, para ajudar o país a ampliar a exportação e o apoio das políticas públicas para o setor.
Por meio de eventos e workshops focados no assunto, a entidade contará com a participação do Lisandro e da Dione para debater e discutir com o poder público as burocracias e os custos para importar serviços e tecnologias essenciais para o nosso país produzir para exportar!