Saiba como a WTM do Brasil pode ajudar sua empresa a Regularizar os Dados das suas Declarações na DIRF desse ano.

Prazo final da ECF é prorrogado pela Receita Federal

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

Entenda melhor o que é a obrigação e qual o prazo final da ECF neste ano

Na sexta-feira (16), foi publicada a IN 2030 pela Receita Federal, que prorroga o prazo final para a entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) referente ao ano de 2020, passando agora para o dia 30 de setembro deste ano.

Isso quer dizer que, as empresas e os profissionais contábeis têm um prazo maior para o cumprimento dessa obrigação, que pode ter sido afetada pelos efeitos negativos da Covid-19. 

Prazo final da ECF é prorrogado
Prazo final da ECF é prorrogado

O que é a ECF e o prazo final da ECF?

A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) é uma obrigação tributária acessória que entrou para substituir a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) e está em vigor desde 2014. A obrigação tem entrega prevista para o último dia útil do mês de julho do ano posterior ao do período da escrituração no ambiente do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). E neste ano, poderá ser entregue até o último dia útil do mês de setembro (dia 30).

Todas as pessoas jurídicas, inclusive imunes e isentas, tributadas pelo lucro real, lucro arbitrado ou lucro presumido são obrigadas a preencher e entregar a ECF à Receita Federal, caso contrário, estão à risco de serem multadas e notificadas pelo órgão governamental.

O que é a ECF e o prazo final da ECF?
O que é a ECF e o prazo final da ECF?

Por que entregar a ECF?

Essa é grande oportunidade para Fiscal ou Contábil entender melhor sobre a Obrigatoriedade de Declarar o Frete Internacional na ECF, já que é uma obrigação do importador da empresa, (como também a possibilidade de retificar essa informação na sua DIRF 2021) e os riscos que sua empresa pode correr ao não declarar corretamente esse serviço em suas obrigações acessórias, inclusive, a possibilidade de ser notificado ou multado pela Receita Federal. 

O que ocorre é que, muitas vezes, as empresas usam intermediários em pagamentos no Brasil, e isso pode confundir a área contábil das empresas, que deixam de declarar essas obrigações pela complexidade envolvida nos documentos e pagamentos de comércio exterior.

E como posso entregar a ECF da minha empresa?

A verdade é que a ECF é um assunto bastante abrangente (e complexo também) e envolve vários tipos de entrega, que são chamados de blocos. O bloco em que a WTM do Brasil consegue ajudar é o bloco Y520 (Pagamentos/Recebimentos do Exterior ou de Não Residentes).

Nesses casos, são os pagamentos que os clientes fizeram ao exterior para o processo de importação, então a WTM do Brasil consegue esses dados via extração SISCOMEX. O procedimento é o mesmo que utilizamos na extração para a taxa SISCOMEX, por exemplo. E o cliente pode entrar com o certificado no Extract e mandar baixar, ou pode conceder procuração à uma pessoa especializada de nossa equipe.

Para entender melhor a situação da sua empresa e conversar com um especialista no assunto, você pode entrar em contato conosco através do WhatsApp. Ficaremos felizes em encontrar a melhor solução para você!

Fale com um Consultor

[Curso] Como e por que declarar na DIRF e ECF as transações de serviços com o exterior?

Mais de 90% das empresas omitiram Serviços do Exterior na DIRF 2021 e vão repetir o erro na ECF. Na maioria dos casos essas operações foram omitidas por problemas de comunicação entre quem contrata e quem paga esses serviços, pois a informação e os documentos não chegam com qualidade para a área contábil…

E enquanto a reforma tributária não vem?

Até lá, a melhor solução é usar os meios de pagamento do WTM Bank!

Um banco digital que foi criado pensando no comércio internacional e no Compliance das operações.

Como Resolver?

É muito simples, você usa o cartão de crédito pré-pago do WTM Bank para suas compras internacionais de tecnologia e nós cuidamos de todo o resto: identificar as transações internacionais, os fornecedores, calcular e pagar os tributos e entregar tudo pronto para a sua contabilidade validar e transmitir para declarações como DIRF e ECF.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

Fale com um Consultor

Quer ter acesso a materiais gratuitos?

Cadastre-se em nossa Newsletter:

Ligamos pra você!

Informe seus dados de contato para receber a ligação de um dos nossos consultores nos próximos minutos.

  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Informe os dados abaixo para receber um diagnóstico sem compromisso direto em seu WhatsApp!